Alves, GonçaloMartins, Amílcar2015-01-242015-01-242010http://hdl.handle.net/10400.26/7565Esta tese nasce na convergência de duas ciências, Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Irá utilizar os conhecimentos fornecidos por estas duas ciências para tentar verificar experimentalmente a possibilidade de condicionar uma escolha emocional ou racional se assim o quisermos. Tem como domínio o Comportamento do Consumidor e Neuromarketing e como Foco o Processo de influenciar a decisão de compra, condicionando a dimensão racional e/ou emocional do processo de compra. A principal metodologia empregue é a experimentação e tem por objectivo verificar se “ocupando a componente racional” os sujeitos fazem uma escolha emocional e vice versa. O Grupo A, que recebeu um estímulo racional escolheu, de forma estatisticamente significativa, mais vezes o iPOD, revelando assim um comportamento influenciado pela componente emocional da escolha. O grupo B, que recebeu um estímulo emocional, escolheu de forma estatisticamente significativa, mais vezes o MP3 de linha banca, revelando assim um comportamento influenciado pela componente racional. Assumindo que se partiu dos pressupostos correctos para este trabalho, pode afirmar-se que é possível condicionar o tipo de escolha. E uma das formas de o fazer pode ser o condicionamento cruzado.porNeuromarketingComportamento do consumidorDecisão de compraDimensão emocionalDimensão racionalFactores de influência numa escolha emocional ou racionalestudo exploratóriomaster thesis