Pedrosa, Isabel Maria MendesSoares, Bruno HortaLaureano, Raúl Manuel SilvaXavier, Ana Filipa Barros2022-09-082022-09-082022http://hdl.handle.net/10400.26/41763Um dos aspetos mais preocupantes da era tecnológica que vivenciamos atualmente prende se com o facto de todos os dias surgirem novos avanços que permitem a harmonização e simplificação de tarefas diárias dos indivíduos, especialmente no que respeita à sua vida pessoal, avanços esses que devem ser acompanhados pelas empresas dos diversos setores do mercado, de maneira a conseguirem posicionar-se de forma competitiva. Neste âmbito, analisando o setor do comércio a retalho, verifica-se uma clara afirmação do papel das tecnologias de informação e dos avanços na automatização de processos, que forçam as entidades a capacitarem-se de conhecimentos e informação que permitam proporcionar experiências do agrado dos diversos tipos de consumidores. Paralelamente a esta necessidade, verifica-se o aparecimento de uma cultura de recolha de dados e informações pessoais que permitam satisfazer os indivíduos, com a principal finalidade de elevar a respetiva marca. Verifica-se, neste contexto, a intensificação da preocupação relativamente à segurança e privacidade dos dados pessoais dos consumidores, dados esses que são recolhidos, armazenados, utilizados e atualizados de forma rotineira, à medida que técnicas e métodos utilizados para essas operações vão sendo mais recorrentes e geram maior conflito sobre o que corresponde a dados e informação que será aceitável as entidades saberem sobre os respetivos clientes para os “servirem” adequadamente, e o que será considerado como uma violação da sua privacidade e esfera privada. Com a presente dissertação pretende-se apresentar uma análise da temática exposta, no que corresponde a legislação aplicável para a proteção dos dados e dos seus direitos, peso do comércio a retalho na economia portuguesa e o papel da fidelização no seu contexto, sendo ainda mencionadas as tecnologias de informação e o seu impacto no dia a dia dos indivíduos. Pretende-se, adicionalmente, analisar a perceção, consciencialização e conhecimento dos consumidores relativamente ao uso dos seus dados pessoais e consequentes implicações do uso dos dados dos cartões de fidelização através de inscrição em plataformas online, promovidas pelas entidades do setor do comércio a retalho, que permitem a recolha, tratamento e armazenamento de grandes volumes de dados pessoais e de informação sobre padrões individuais de compraporComércio a retalhoAutomatização de processosDados pessoaisSegurança de dados pessoaisPrivacidade de dados pessoaisProteção de dadosDados pessoais: perceção dos consumidores do comércio a retalho face às políticas de segurança e privacidade dos seu dados pessoaismaster thesis203058356