Valentim, LuísSequeira, Vera Lúcia Barbosa2020-11-052020-11-052020-07-30http://hdl.handle.net/10400.26/33929A Era Digital trouxe consigo as redes sociais, a partilha de conteúdo e de informação entre indivíduos. Na atualidade, basta termos um Smartphone para conseguirmos aceder a conteúdo imediato. Toda a revolução tecnológica sentida no presente século impulsionou a ascensão e o crescimento do fenómeno das redes sociais, revolucionando as formas de interação entre os seus usuários e proporcionando o surgimento de novas profissões, como os digital influencers. Este novo grupo profissional, se bem que ainda não completamente reconhecido, veio revolucionar o marketing e a forma como as marcas comunicam o seu produto e a própria imagem de marca. As consumidoras valorizam o seu papel, dando-lhes forte voto de confiança na sua decisão de compra. Por este motivo, esta dissertação pretendeu avaliar o impacto, em particular, das influencers, no setor de moda feminina, ao nível da decisão de compra das consumidoras millenials em Portugal, tentando proporcionar alguma informação útil sobre a temática em estudo. Para aprofundar o tema, optamos pela escolha de um método qualitativo, com recurso a entrevistas realizadas a influencers portuguesas e a representantes de marcas, igualmente portuguesas; usamos, ainda, um método quantitativo, recorrendo a questionários a consumidoras millennials portuguesas. Com o estudo em profundidade, conseguimos obter informações pertinentes sobre as digital influencers, sobre as marcas, bem como percecionar, com mais acuidade, a opinião das consumidoras.The Digital Era brought, with its social networks, the sharing of content and information between individuals. Nowadays, we just need a Smartphone to be able to access immediate content. All technological revolution felt in the present century propelled the rise and growth of the phenomenon of social networks, revolutionizing the forms of interaction between its users and providing the emergence of new professions such as digital influencer. Digital influencers have revolutionized marketing and the way brands communicate their product and even their brand. They are seen with high importance for consumers, giving them greater confidence in their purchase decision. For this reason, this dissertation intended to examine the impact of influencers in the women's fashion sector, at the level of the purchase decision of millennial consumers in Portugal, as well as to contribute to provide useful information on the subject under study. To go further, we chose a qualitative method using interviews conducted with Portuguese influencers and Portuguese brands, as well as a quantitative method using questionnaires to Portuguese millennials consumers. Through thorough investigation, we were able to acquire pertinent information about digital influencers, about brands and also to perceive, with more accuracy, the opinion of consumers.porMarketing de influênciaDigital influencersPlataformas sociaisMarcasConsumidoras millennialsA influência dos influencers da moda feminina junto dos consumidores Millennials em Portugalmaster thesis202534774