Serralha, F. N.2024-02-192024-02-192022Serralha, F. N.(2022). Avaliação da utilização da metodologia PBL em Otimização de Processos. In S. Soares et al. (eds), Livro de Atas do 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, pp.302-324978-972-789-768-1http://hdl.handle.net/10400.26/49904A metodologia de trabalho de projeto (PBL do inglês Project Based Learning) foi aplicada como metodologia de ensino/aprendizagem na Unidade Curricular de Otimização de Processos do Mestrado de Engenharia Química e Biológica da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal, no ano letivo 2020/2021. Com o presente trabalho pretende-se apresentar como a metodologia foi implementada e o impacto que a mesma teve na aprendizagem dos estudantes. O objetivo da implementação é os estudantes ficarem capacitados para a resolução estruturada de problemas complexos. A avaliação dos estudantes foi feita tendo em conta o registo das observações por parte do docente ao longo do desenvolvimento do trabalho e a matriz de avaliação elaborada para o efeito. A perceção dos estudantes foi tida em conta para o estudo do impacto da metodologia de PBL na aprendizagem nos estudantes. Os resultados obtidos pelos estudantes foram excelentes, bem como a perceção deles sobre o impacto da metodologia de PBL nas suas aprendizagens e contributo para o resultado obtido na avaliação.porHiger educationActive learningProject based learningAvaliação da utilização da metodologia PBL em Otimização de Processosbook part