Dória, PaulaSousa, Maria João2018-08-292018-08-292018-01-19http://hdl.handle.net/10400.26/23953O presente trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada e Relatório Final do segundo ano de Mestrado em Ensino de Música. Está dividido em duas partes: a primeira consiste no relatório da prática de ensino supervisionada do ano de estágio, que teve lugar na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa e teve como orientadora cooperante a Professora Ana Paula Russo. Foram enunciados os objetivos e a estrutura da Prática de Ensino Supervisionada, bem como o enquadramento da prática profissional. Após a caracterização da Escola Cooperante, refletiu-se sobre a atividade pedagógica, tendo como base as dimensões do perfil geral de desempenho docente enunciadas pela tutela; a segunda parte integra um trabalho de investigação, intitulado Cinco canções de Delfina Figueiredo como uma proposta didática para o repertório português do programa de canto do 2º ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se averiguar a pertinência destas canções, do livro Cantigas da Minh’Avó da professora e compositora Delfina Figueiredo, para integrarem o programa de canto daquelo ciclo de estudos. Descreveram-se as características vocais e fisiológicas na infância e na adolescência, passando pelo processo de mudança vocal. Refletiu-se sobre a importância da escolha do repertório, bem como o papel do professor e o impacto da pedagogia, referenciando-se importantes pedagogos e investigadores da área. Foram analisadas as cinco canções segundo parâmetros fundamentados e, ao cruzá-las com as características enunciadas, concluiu-se a sua importância na pedagogia vocal.porPrática de ensino supervisionadaCantoEducação vocalInfânciaAdolescênciaEnsino básico.Cinco canções de Delfina Figueiredo como uma proposta didática para o repertório português do programa de canto do 2º ciclo do ensino básicomaster thesis201952335