Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-Ruivo, Cátia Ferreira2024-01-032024-01-032023http://hdl.handle.net/10400.26/48630Ensino Básico, centrada na participação das crianças. Com destinatários de quarto anos, estabeleceu-se a questão de partida “Como posso melhorar a participação das crianças no contexto do modelo curricular do MEM?”, tendo como objetivos específicos: compreender qual o significado de participação para as crianças, clarificar a ideia de projetos e comunicações, incutir nas crianças a utilização de delineadores de trabalho na realização de projetos, promover o respeito pelas decisões tomadas nas reuniões de conselho, estimular o envolvimento e o empenhamento das crianças nos projetos a realizar. Esta investigação enquadra-se na investigação qualitativa adotando a investigação-ação como estratégia primordial. Para esta investigação foram utilizadas duas técnicas de recolha de dados, como a entrevista semidiretiva e a de grupo designada de grupo focal, e dois instrumentos de recolha de dados como o diário de bordo e os guiões de entrevista. Da avaliação do contexto resultou a intervenção pedagógica que promoveu o aperfeiçoamento da participação das crianças, individuais e em grupo, provando que as mesmas são capazes de realizar projetos e comunicações de forma clara transmitindo o que pretende, despertando o interesse do grande grupo para o tema, abrindo caminho para diferentes explorações.porJardim de InfânciaMovimento da Escola ModernaEducação Pré-EscolarA participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Modernamaster thesis203441141