Silva, Maria Alcina Velho Dourado daPessoa, Ana Maria2019-04-302019-04-302019Dourado, A., & Pessoa, A. M. (2019). Seminário de investigação e projeto de comunicação: um olhar sobre formas e práticas de investigação no ensino superior politécnico. In M. J. Costa, F. Vieira, R. Oliveira, R. Lima, T. Freire, F. Remião… D. Mesquita (eds.). CNaPPES 2018: 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 283-287). Braga: Universidade do Minho.978-989-20-9477-9http://hdl.handle.net/10400.26/28400O modelo pedagógico da Unidade Curricular de Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação (SIPC) do 3º ano do curso de Comunicação Social (Lic.) da ESE/IPS foi objeto de reformulação no ano letivo 2017.18. Os objetivos da equipa docente incidiam na promoção do sucesso dos estudantes e das respectivas competências de investigação, cumprindo a calendarização da UC e adotando o modelo de funcionamento em seminário, Project Based Learning (PBL) e aprendizagem colaborativa. Destaque-se a alteração da organização (dos grupos e do espaço), entre outras estratégias. Dos vários resultados obtidos, registou-se a participação ativa no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento crítico e pesquisa original. Registou-se ainda, entre outros resultados, alguma dispersão teórica devido à diversidade de temas objeto de pesquisa. As implicações mais relevantes relacionam-se com a sobrecarga de trabalho face à exiguidade de créditos e horas de contacto.porPráticas de investigaçãoInvestigação no ensino superiorEquipa docenteSeminário académicoSeminário de investigação e projeto de comunicação: um olhar sobre formas e práticas de investigação no ensino superior politécnicobook part