Semedo, Maria Vaz2012-09-102012-09-102012http://hdl.handle.net/10400.26/2535Este trabalho trata da análise da distância a que se encontram crianças de meios sócioculturalmente desfavorecidos relativamente à descoberta do princípio alfabético. Trata também, da procura de estratégias que minimizem as dificuldades de aprendizagem da leitura, factor dominante entre aqueles que geram o insucesso escolar. Na investigação, foi determinado o ponto de partida de um grupo de crianças, em idade pré-escolar que frequenta um jardim-de-infância da rede pública, de um bairro de realojamento e que integra um caso com NEE. Todas as crianças avaliadas preenchiam os pré-requisitos para aprenderem a ler, salvo o da consciência fonológica. Isolado este factor, tido como crucial na aprendizagem da leitura, foi então possível procurar soluções para o problema. Com base no quadro teórico de referência que conjuga o olhar sobre as condições facilitadoras da descoberta do princípio alfabético com o do atendimento à diferença, através de uma educação inclusiva, delineou-se um Plano de Intervenção que tem como eixo o recurso à literatura. Com efeito, a literatura, enquanto resposta às mais fundas necessidades da condição humana e lugar de produção dos sentidos inesgotáveis da língua, confere significatividade ao esforço requerido pela aprendizagem da linguagem escrita.porNecessidades educativas especiaisLiteraturaLiteraciaIntegração escolarFonologiaAlfabetoAprendizagem da escritaLiteratura, literacia e inclusão: estudo sobre o atraso global do desenvolvimento psicomotor da criançamaster thesis