Mateus, AméricoLeonor, SusanaCorreia, Tiago João2014-11-202014-11-202014-10http://hdl.handle.net/10400.26/7049A inovação é um conceito crescentemente relevante para o sucesso de qualquer organização mas acarreta, ao mesmo tempo, um conjunto de considerações, barreiras e desafios, internos e externos, a serem ultrapassados. Com isto surgem novos paradigmas, a inovação aberta e a cocriação que ao mesmo tempo são modificadores e potenciadores da inovação nas organizações, promovendo uma maior abertura das nas mesmas e a integração de todos os stakeholders na criação de valor. Paralelamente, as redes de inovação compostas por uma multiplicidade de agentes em trabalho co-criativo, surgem como mecanismos para promover a inovação face à crescente complexidade dos produtos, serviços e mercados. A tecnologia, em especial a internet, surge como enabler de todo o processo, com crescente utilização nas organizações, recorrendo a softwares que promovem aspetos sociais e criam comunidades de prática, tudo sobre forma de plataformas co-criativias para a inovação. No entanto, as estratégias de comunicação de marketing que promovam o envolvimento e a motivação de todos os agentes é o foco desta investigação. A implementação do projeto é feita através de workshops participativos com os stakeholders das empresas incubadas no Madan Parque, através da utilização da Metodologia IDEAS(R)EVOLUTION e do Modelo Operacional LinkUp, parametrizados ao projeto. O projeto apresenta-se dividido em duas grandes partes. A vertente teórica, de suporte aos conceitos que vão ser explorados na parte projetual. Na segunda parte é elaborado um estudo de caso e desenvolvido um modelo de gestão de estratégia de marketing, recorrendo ao estudo de caso Madan Parque.porPublicidadeComunicação de marketingRedes de inovaçãoCo-criaçãoIncubaçãoEstratégias de comunicação de marketing em redes de inovação: estudo de caso Madan Parquemaster thesis201182980