Conde, Maria de Fátima TravssosSousa, Mariana dos Santos2025-01-092025-01-092024-12-02http://hdl.handle.net/10400.26/53655Atualmente, no cenário mundial, a internacionalização de empresas é reconhecida como uma necessidade, que se alastra a todas as empresas. A mesma assume-se como uma vantagem competitiva que oferece às organizações a possibilidade de garantirem a sua sustentabilidade. Apenas deste modo, as empresas se conseguirão destacar da concorrência e desenvolver os seus produtos/serviços num cenário onde predomina a forte globalização comercial, política e tecnológica. Posto isto, a internacionalização, é uma estratégia imprescindível que deve constar no mindset das empresas desde muito cedo. No entanto, é um processo caraterizado pela complexidade e exigência, mas que bem gerido é suscetível de promover o crescimento saudável de uma organização. Através de uma metodologia qualitativa, este estudo, promete analisar, desde a etapa zero, o processo de internacionalização de uma PME portuguesa, a PVS Moldes. Uma empresa focada na produção e comercialização de moldes metálicos até 35 toneladas para a indústria dos plásticos. Os resultados obtidos demonstraram que fatores como a adoção de práticas personalizadas a cada cliente/ mercado e o estabelecimento de networks foram essenciais para o sucesso. Para além disto, a empresa também expressou que a diversificação de mercados proporcionou a mitigação de riscos bem como o acesso a inovações tecnológicas, aspetos estes que estimularam a sua competitividade.porInternacionalização de empresasGlobalizaçãoPME portuguesaMetodologia qualitativaInternacionalização de empresas: o estudo de caso da PVS Moldesmaster thesis203787870