Ribeiro, MariaVaz, Vanda2016-01-202016-01-202015-12-22http://hdl.handle.net/10400.26/11004Este Relatório Final surge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. O estágio teve uma duração de dez semanas, em contexto de jardim-de-infância numa sala de quatro e cinco anos, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). O tema do presente relatório tem por base as diferentes abordagens na aprendizagem da matemática. O tema abordado surgiu através da rotina diária de estágio e será o objeto de estudo do relatório. Neste trabalho serão abordados temas como o processo ensino-aprendizagem da matemática, a importância das atividades lúdicas no ensino desta temática, bem como a transmissão da mesma nas brincadeiras livres e como os planeamentos são uma ferramenta chave para a interdisciplinaridade e para o respetivo processo de aprendizagem. A metodologia utilizada foi de carácter qualitativo, realizado através de recolha dados tendo como base a observação direta e participante, nomeadamente notas de campo. Durante este trabalho irão ser expostas diversas práticas pedagógicas que foram observadas que serão descritas e analisadas. Em conclusão, verifiquei que o ensino da matemática também é transmitido durante as atividades lúdicas e as diversas brincadeiras livres.porEnsino BásicoMatemáticaPlaneamentoBrincadeiras LivresAprendizagemAprender Matemática numa sala de crianças com 4/5 anos de idademaster thesis201004194