Geléa, MartaBarbosa, Vítor2021-04-092021-04-092021-02-19http://hdl.handle.net/10400.26/36168Trabalho apresentado em V International Forum on Management, 19-20 fevereiro 2021, Setúbal, PortugalNa atual economia global e dinâmica a adoção de tecnologias de (RPA) tem-se revelado uma mais-valia para as empresas na automatização de alguns dos seus processos de negócio. Os estudos realizados nesta área apresentam um conjunto de benefícios obtidos com a implementação desta solução, nomeadamente aumento da produtividade e velocidade de execução, redução de custos, redução de erros, melhoria na qualidade do serviço, etc. A presente investigação teve como objetivos analisar o impacto no desempenho dos processos de negócio, do departamento de de uma empresa, com a implementação de uma solução de RPA; comparar o desempenho do processo em análise antes e depois da implementação de RPA e avaliar os ganhos em termos de desempenho dos indicadores de tempo de execução dos processos, número de erros e discutir os impactos dessa alteração nos custos operacionais da atividade. Os resultados demonstram os benefícios alcançados com a implementação, tendo sido identificados um aumento da velocidade de execução do processo, inexistência de pedidos em atraso, um incremento significativo na taxa de precisão, uma redução acentuada dos custos operacionais e oportunidades de redução e realocação de recursos humanos afetos à execução do processo em análise.In the current global and dynamic economy, the adoption of Robotic Process Automation (RPA) technologies has proven to be an asset for companies in automating some of their business processes. The research in this area shows a set of benefits obtained from implementing this solution, namely increased productivity and speed of execution, cost reduction, error reduction, improvement of quality service delivered, etc. The present investigation aimed to analyse the impact on the performance of business processes, of a company's back-office department, with the implementation of a RPA solution; compare the performance of the process before and after the implementation of RPA and evaluate the gains in terms of performance of the process execution time indicators and number of errors and discuss the impacts of this change on the operational costs of the activity. The results show the benefits achieved with the implementation, having identified an increase in the speed of execution of the process, the absence of back orders, a significant increase in the accuracy rate, a reduction of operational costs and opportunities to a reduction and reallocation of human resources related to the execution of the process.porRobotic Process AutomationProcessos de NegócioEstudo de CasoRobotic Process AutomationBusiness ProcessesCase StudyRobotic Process Automation: Estudo de Caso da Aplicação a um Processo de Negócioconference object2021-04-08