Marques, GabrielaBhanji, Nazir Amirali2021-01-052021-01-052020-11-11http://hdl.handle.net/10400.26/34576O presente trabalho surge no âmbito do estágio curricular ocorrido no Lutecia Smart Design Hotel em Lisboa, de modo a complementar o Mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria, na Universidade Europeia. Desta forma optei pelo estágio curricular com uma duração de seis meses tendo sido iniciado a 1 de julho de 2019 e terminado a 1 de janeiro de 2020, com o intuito de adquirir ferramentas, competências e conhecimentos necessários, de modo a obter uma rápida integração no mercado de trabalho. Ao longo do estágio, houve duas folgas rotativas durante a semana sendo que o horário de trabalho foi entre as 09:00h e as 17:00h. O Mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria impõe um forte complemento operacional dada a sua abrangência. É capaz de munir os futuros profissionais de competências e valências, fazendo uma ponte de ligação entre a componente prática correspondente a uma realidade laboral e a componente teórica ministrada nas aulas. O departamento de Food and Beverage na hotelaria possui determinadas particularidades em relação à sua estrutura funcional. Dificilmente se trata de um só restaurante ou bar, mas sim de um conjunto de serviços, distribuídos em vários pontos de venda, porém no mesmo estabelecimento. O estágio no Lutecia Smart Design Hotel deu-me a oportunidade de exercer as mais variadas atividades inseridas neste departamento. Tais como, serviços pequenos almoços, almoços e jantares, métodos utilizados no bar, conhecimento das práticas utilizadas no economato e numa fase final, organização de eventos. Este relatório tem como principal objetivo retratar o funcionamento de um hotel de quatro estrelas, ou seja, a sua organização interna no que toca a um dos mais abrangentes departamentos de um hotel- Food and Beverage. Deste modo, não só será caracterizado o estabelecimento hoteleiro onde o estágio foi efetuado, como também serão descritas as atividades efetuadas ao longo do estágio. Será também apresentada uma análise SWOT do departamento de F&B de modo a efetuar por sua vez, uma análise de correlações com o objetivo de encontrar estratégias que minimizem as fraquezas deste estabelecimento através de uma proposta de valor.porDepartamento de Food and BeverageHotelariaEconomatoRelatório de Estágio: Lutecia Smart Design Hotelmaster thesis202572331