Ramalho, Anabela Bárbara Domingues Panão Góis, 1956-Ferreira, Ana Luísa Marques Morais Pereira Pinto2016-03-072016-03-072011http://hdl.handle.net/10400.26/11845A escola representa um dos principais locais de interacção de crianças e adolescentes. Nela ocorre a formação de pares e a construção de amizades, o que contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional, além de actuar como um factor de protecção social, reduzindo estados de depressão e solidão. Os jovens usam competências sociais em todos os contextos e em particular na escola, revelando-nos que estas competências são inatas a muitos deles, mas o mesmo não acontece com os jovens com Síndrome de Asperger (SA). Embora queiram ter amigos, parecem não conhecer a “fórmula” para interagir com os seus pares. Neste sentido pretende-se, com o presente estudo, aferir o impacto de um programa de intervenção de pares nas interacções sociais de um jovem com SA e dos seus pares, em contexto de escola regular. Dois pares foram recrutados para participar, tendo como objectivo incentivar as interacções sociais. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados basearam-se na observação directa e no diário de bordo que ocorreu durante o recreio e hora de almoço. Durante a intervenção, os pares foram treinados para iniciar interacções sociais com o jovem SA. As interacções sociais espontâneas continuaram, mesmo depois da aplicação do programa. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a estratégia de intervenção de pares mediadores resultou no aumento das iniciações dos pares treinados, bem como no aumento das iniciações e as respostas do nosso jovem com SA.porEducação EspecialRelações Entre ParesIntegração EscolarPromoção de interacções sociais entre um jovem com Síndrome de Asperger e os pares, em contexto de escola inclusivaestudo de casomaster thesis