Silva, Ana Luísa JunçaFreire, Mara Lisa Augusto2022-02-082022-02-082021-062021-06http://hdl.handle.net/10400.26/39249Cada vez mais, o burnout é uma preocupação para a comunidade científica e organizacional, pois leva a consequências nefastas, tanto a nível pessoal, como para a organização. Vários estudos parecem evidenciar o burnout é influenciado por múltiplos fatores, entre os quais, o clima organizacional, e o conflito trabalho-família. Contudo, ainda não há estudos que analisem estas três variáveis em conjunto, no setor educacional. Assim, com o objetivo de expandir o conhecimento científico acerca da forma como estas variáveis se relacionam, este estudo teve como intuito analisar se o clima organizacional influencia o burnout através do conflito trabalho-família. Para tal, recolheram-se dados quantitativos junto de 153 professores do agrupamento de escolas de Vila Nova da Barquinha. Os resultados mostraram que apenas as dimensões de envolvimento, controlo, autonomia, orientação para a tarefa e conforto físico do clima organizacional estão associadas ao conflito trabalho-família. O conflito trabalho-família demonstrou estar positivamente associado ao burnout. Contudo, apenas o clima de conforto físico e de autonomia reduzem significativamente o conflito trabalho-família, o que por sua vez reduz o burnout. Assim, estas duas dimensões do clima (conforto físico e autonomia) parecem ser dois fatores essenciais para reduzir não só o conflito trabalho-família, mas também o burnout no setor da educação.porClima OrganizacionaWESConflito Trabalho-FamíliaBurnoutProfessoresA relação entre o conflito trabalho família, o clima organizacional e o burnoutEstudo de caso em professores dop Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinhamaster thesis202915131