Cabral, JoanaSilva, Catarina Carção2025-01-202025-01-202024-12http://hdl.handle.net/10400.26/53919O presente projeto de investigação surge no âmbito da unidade curricular de Estágio no 1.º e no 2.º Ciclos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido a partir de uma intervenção realizada com uma turma do 3.º ano de escolaridade e visou compreender de que forma uma abordagem contextualizada pode contribuir para a aprendizagem das frações. A investigação pretende analisar as aprendizagens dos alunos no âmbito das frações, bem como as suas dificuldades e os contributos da abordagem contextualizada neste âmbito. Este estudo segue uma metodologia qualitativa e enquadra-se numa investigação sobre a prática. As técnicas de recolha de dados incluíram a observação, o inquérito por questionário e a recolha documental. A análise dos dados recolhidos foi realizada por meio de uma análise de conteúdo, tendo em conta a literatura sobre o tema. Os resultados obtidos indicam que os alunos, ao longo da intervenção, tiveram sucesso na aprendizagem associada às frações, superando dificuldades ao longo do processo. A abordagem contextualizada mostrou-se importante ao conectar a Matemática a situações práticas e do quotidiano dos alunos, tornando os conteúdos mais relevantes e ajudando os alunos a compreender possíveis aplicações das frações no seu dia a dia.The present research project arises within the scope of the curricular unit Internship in the 1st and 2nd Cycles of the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences for the 2nd Cycle of Basic Education. The study was developed through an intervention conducted with a 3rd grade class and aimed to understand how a contextualized approach can contribute to learning fractions. The research seeks to analyze students' learning regarding fractions, their difficulties and the contributions of the contextualized approach in this context. This study follows a qualitative methodology and is framed within practice-based research. Data collection techniques included observation, questionnaire surveys, and document collection. The analysis of the collected data was carried out through content analysis, considering the literature on the subject. The results indicate that the students, throughout the intervention, successfully learned about fractions, overcoming difficulties during the process. The contextualized approach proved to be important by connecting Mathematics to practical and everyday situations, making the content more relevant and helping students understand potential applications of fractions in their daily lives.porMatemáticaFraçõesAprendizagem ContextualizadaMathematicsFractionsContextualized LearningO papel do contexto na aprendizagem das frações: um estudo com uma turma de 3.º anomaster thesis203788842