Santos, Maria LuísaCosta, Ana Raquel2018-12-042018-12-042018-10-16http://hdl.handle.net/10400.26/25181O presente relatório foi elaborado no âmbito do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da ESESJC, no ano letivo 2016-2018 e a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Com este relatório tenho como objetivo evidenciar as competências adquiridas e desenvolvidas durante o meu percurso profissional e formativo no cuidar da pessoa em situação crítica. Assume-se como meta as competências preconizadas para o 2º ciclo de formação em Enfermagem, quer consequentes das competências especializadas adquiridas no cuidar da pessoa e da sua família em contexto de situação crítica, quer a partir da evidência científica, da reflexão crítica e construtiva sobre a prática, enquanto condição sine qua non para alcançar o grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfatizam-se as atividades desenvolvidas no estágio de Opção, integrado neste mestrado, onde desenvolvi um projeto de auto formação de caráter interventivo intitulado “Prevenir a Lesão por Pressão (LPP) associada a dispositivo de Ventilação Não-Invasiva (VNI)”, que funcionou como instigador para a aquisição de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica e determinante para a prevenção de complicações na pessoa com instabilidade hemodinâmica e/ou falência multiorgânica no Serviço de Medicina Intensiva (SMI) onde exerço a minha atividade profissional. A metodologia adotada foi a descritiva e crítico/reflexiva apoiada pela pesquisa bibliográfica e nas bases de dados eletrónicos Scientific Library On-line (Scielo), B-on EBSCO e Pubmed que compreenderá a leitura, análise, interpretação, assim como, a reflexão sobre a ação. O relatório foi organizado em três capítulos: o primeiro orienta-se para o enquadramento conceptual incidindo na qualidade dos cuidados/ segurança do doente, enfatizando a prevenção da LPP associada a dispositivo de VNI; o segundo capítulo refere-se à análise da aquisição de competências especializadas no cuidar da pessoa em situação crítica e o terceiro capítulo foca um distinto olhar sobre o desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica.The current report was elaborated in the context of the 2nd year of the Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da ESESJC Master of Science degree, in the school year of 2016-2018 and its presentation, as well as public discussion, are headed towards the attribution of the title of Master in Medical-Surgical Nursing. With this report I have the goal of evidencing the skills acquired and developed during my professional / educational path in the care of the patient in a critical situation. I have, as an objective, the acquisition of the skills proposed for the 2nd year of Nursing training, either as a consequence of the specialized skills acquired directly from the care of the patient (and its family) in a critical situation, or from the scientifical evidence, and the critical and constructive analysis about the practice as a sine qua non condition to achieve the title of Master in Medical-Surgical Nursing. The activities developed during the chosen internship are emphasized, internship which was integrated into the Master’s Degree and where I have developed a project of self training and service intervention entitled “Prevenir a Lesão por Pressão (LPP) associada a dispositivo de Ventilação Não-Invasiva (VNI)” (lit. “Preventing a Lesion by Pressure associated to a Non-Invasive Ventilation device”), which functioned as an instigator towards the acquisition of the skills of a Master of Medical-Surgical Nursing, and were particularly decisive towards the prevention of complications in a person with hemodynamic instability and/or multi-organ failure in the Serviço de Medicina Intensiva (Intensive Medicine Service), where I practice my professional activity. The methodologies adopted were descriptive and critical / reflective, supported by literature research as well as the Scientific Library On-line (Scielo), B-on EBSCO and Pubmed databases, from the reading, analysis, interpretation as well as a reflection concerning the action. This report has been organized into three chapters: the first of which is oriented towards providing a conceptual context in the quality of patient care / safety, with emphasis on Preventing Lesions by Pressure associated to a Non-Invasive Ventilation device; The second chapter refers to the analysis of the acquisition of the skills specialized in the care of the patient in a critical situation and the third chapter focuses on a distinct perspective over the development of a Master in Medical-Surgical Nursing’s skillset.porMestre em Enfermagem Médico-CirúrgicaCompetênciasLesão por PressãoPrevençãoVentilação não-invasivaRelatório de estágio: Cuidar da pessoa em situação crítica prevenindo a lesão por pressão associada à ventilação não-invasivamaster thesis202045366