Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo2023-10-242023-10-242018http://hdl.handle.net/10400.26/47489A educação, enquanto conceito e condição fundamentais à transformação do homem nas suas múlplas dimensões, encontra nos seus recursos e contextos de referência um universo potencial que, projetando a escola para além da sua vocação meramente academizante, a legima enquanto endade promotora de uma pedagogia cultural. O design e a arquitetura, enquanto áreas concomitantes da própria realidade escolar, vêm afirmando novas formas de expressão estéca e funcional e inaugurando novas perspevas didácas decorrentes da fusão entre ulizador, contexto e objeto - aspetos essenciais à redefinição do gosto e ao dever de parcipação cívica do indivíduo no quadro da (re)invenção e humanização dos espaços e objetos de usufruição comuns. No pressuposto das ideias expressas, vimos situar factos e refler sobre a possibilidade da escola se declarar como centro de conhecimento, cultura e lazer com preocupações ecológicas, estécas e cívicas, e na qual o design e a arquitetura se afirmem como currículo oculto – parcipando assim nesse desígnio integrador de ensinar, educar e formar.porDesignArquiteturaEscolaCurrículo OcultoDesignArchitectureSchoolUnknown CurriculumDesign e arquitetura escolares : currículo ocultojournal article