Santos, Maria João Bom Mendes dosDomingos, David Emanuel Nunes2014-02-262014-02-262012http://hdl.handle.net/10400.26/5795Este relatório de estágio consiste em estudar a forma como as agências de publicidade trabalham, nomeadamente a forma como desenvolvem a criatividade nos trabalho a realizar. Começa-se por dar uma pequena definição da publicidade em geral, da sua eficácia e de como esta consegue atingir o leitor, de modo a que o criativo perceba quais os pontos que tem de tomar para o conseguir seduzir. Para aprofundar a pesquisa, é examinada a função das agências de publicidade, das suas áreas constituintes e o modo como os profissionais de cada área lidam com a sua função. Quando chega um novo briefing por onde se começa e quais os passos a serem desenvolvidos? Por fim é desenvolvido o tema da criatividade. Muitos criativos não têm a noção de como se desenvolve o processo criativo quando estes procuram ideias e soluções. É isso que é mostrado neste trabalho. Também é estudada a forma como o mundo que nos rodeia influencia e distingue uma pessoa mais criativa de uma menos criativa. Mas, por vezes, somos alvos de bloqueis criativos, que nos impedem de solucionar problemas ou ter ideias originais. São debatidos esses bloqueios e algumas das principais ferramentas essenciais para estimular a criatividade e combater esses bloqueios. Ainda em relação à criatividade, são apresentadas estratégias criativas de forma a elaborar um layout publicitário atrativo e que seduza o leitor. Para tal, a metodologia envolve uma etapa teórica em que se debate a criatividade, e a relação que esta tem com a publicidade nas suas diferentes áreas de atuação.porPublicidadeAgênciasCriatividadeA criatividade nas agências de publicidademaster thesis201826623