Silva, Vasco Gestosa daRosário, Francisca Ramos do2023-01-312023-01-3120222022http://hdl.handle.net/10400.26/43495Hoje, os adolescentes estão a utilizar cada vez mais os recursos e aplicativos disponíveis na Web 2.0, principalmente as redes sociais. O Facebook tem sido uma das redes sociais mais populares entre os jovens portugueses nos últimos anos. Nesse sentido, as escolas devem acompanhar e adaptar-se a todas essas mudanças tecnológicas que ocorrem nesta sociedade da informação e comunicação. Assim, nas instituições superiores, os professores podem utilizar aplicativos disponíveis na Web 2.0, como redes sociais, como complemento ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos em diversas disciplinas. As redes sociais passaram a fazer parte da vida de jovens cada vez mais conectados, e essa forma de comunicar e interagir pode ser vista como uma ferramenta de ensino para facilitar a aprendizagem. Este facto poderá sensibilizar as equipas de gestão das instituições de ensino superior para uma maior utilização destas redes sociais e contribuir para um processo de ensino mais dinâmico e rico. Nesse sentido, pode-se observar que as redes sociais Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp são as mais utilizadas, segundo uma pesquisa realizada na elaboração deste trabalho sobre as redes sociais mais utilizadas nas instituições de ensino superior em Portugal. Neste contexto, é apresentado um trabalho de projeto sobre a análise da influência das redes sociais no desempenho académico de alunos do ensino superior e o tratamento dos dados recolhidos é realizado com recurso a uma ferramenta de Business Intelligence (BI), o Microsoft Power BI. Assim, com base nos resultados obtidos, pretendemos analisar e compreender qual a importância da utilização das redes sociais no desempenho escolar, dos alunos do ensino superior em Portugal, através da realização de um questionário dirigido aos alunos das universidades e dos institutos politécnicos de Portugal.porRedes SociaisEnsino SuperiorWeb 2.0Power BIAnálise da influência das redes sociais no desempenho académico de alunos do ensino superiormaster thesis203201140