Santos, Maria HelenaPereira, Miguel2024-11-192024-11-192024-07-08http://hdl.handle.net/10400.26/52839Esta investigação analisa as interações entre o clima emocional, qualidade de vida e satisfação em contextos organizacionais e educacionais. Os principais objetivos são a exploração das conexões entre o clima emocional percebido no local de trabalho e na sala de aula com os níveis de qualidade de vida e satisfação dos indivíduos e também a examinação de como os fatores sociodemográficos, como idade, género, habilitações literárias e profissão, afetam a qualidade de vida e a satisfação dos funcionários. A partir de uma amostra de 80 intervenientes, fez-se análises de correlação e regressão para examinar essas relações. Os dados revelaram correlações positivas entre o clima emocional no local de trabalho e a satisfação com a vida, bem como entre o clima emocional na sala de aula e a qualidade de vida. A análise de regressão destacou que o clima emocional no local de trabalho desempenha um papel significativo na qualidade de vida, enquanto as habilitações literárias foram um fator importante na satisfação com a vida. Esta tese contribui para uma compreensão mais aprofundada das componentes que afetam o bem-estar e a satisfação dos sujeitos nos contextos organizacionais e educacionais. No entanto, é importante reconhecer que são necessárias pesquisas futuras para explorar mais detalhadamente esses construtos e considerar outras variáveis que possam influenciar essas relações. Em resumo, destaca-se a relevância do clima emocional, qualidade de vida e satisfação nas organizações e instituições de ensino, enfatizando a importância de promover ambientes emocionalmente saudáveis para melhorar o bem-estar dos indivíduos.porClima emocionalQualidade de vidaSatisfaçãoClima organizacionalSala de aulaClima emocional, qualidade de vida e satisfação na organização e sala de aulamaster thesis203728114