Mendes, Pedro Cabral, 1971-Pereira, Márcia Rita Antunes2023-10-242023-10-242023http://hdl.handle.net/10400.26/47439A aula de Educação Física (EF) no espaço exterior da escola pode proporcionar affordances para as crianças se tornarem mais ativas e comprometidas com as suas aprendizagens. A abordagem interdisciplinar poderá capacitá-las para a construção do seu próprio conhecimento. Esta investigação pretendeu responder a três objetivos: analisar a relevância dos contextos Escola e Natureza na prática da EF do 1.º CEB; refletir sobre o papel da prática interdisciplinar entre a EF e as outras disciplinas na aprendizagem e determinar a intensidade da atividade física nos contextos de prática de EF (Escola, Natureza, Escola Interdisciplinar e Natureza interdisciplinar). Este estudo contemplou 12 aulas de EF, tendo como matriz as Aprendizagens Essenciais (AE) para o 2.º ano de escolaridade e decorreu no mês de março de 2022. Deste modo, vinte alunos de uma turma de Coimbra vivenciaram três sessões semanais de EF, duas em formato tradicional e uma interdisciplinar, em dois contextos: Escola e Natureza. As sessões de tipologia interdisciplinar tiveram como tema indutor a história “Arrumado”. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação direta, o focus groups, as notas de campo, as fichas de autoavaliação e os dados recolhidos por acelerometria. A análise dos resultados permitiu concluir que o contexto Natureza foi o ambiente em que as crianças elegeram como preferido para a prática de EF e que as práticas interdisciplinares dinamizadas mereceram grande relevância pelos alunos.porEducação FísicaContexto NaturezaInterdisciplinaridadeEnsino Básico 1º CicloFocus GroupsA educação física em contexto escola e natureza no 1.º ciclo do ensino básico: contributos de uma abordagem interdisciplinarmaster thesis203371445