Pires, Natália Albino2023-11-062023-11-062012http://hdl.handle.net/10400.26/47844Com base na nossa própria experiência docente e decorrente da leccionação de um seminário de mestrado, neste breve estudo pretendemos dar um novo enfoque ao “erro” que atormenta diariamente a prática lectiva de tantos professores, procurando mostrar que esse “erro” pode revelar, e revela seguramente na maioria dos casos, o estádio de desenvolvimento linguístico do aluno. Para tal, analisaremos, em particular ao nível da sintaxe, excertos de produções escritas de alunos de 4º ano de escolaridade com o objectivo de sugerir caminhos de inferência sobre o estádio de conhecimento linguístico das crianças e de propor estratégias que fomentem um ensino diferenciado que, por seu turno, vise colmatar os problemas linguísticos detectados ou consolidar o conhecimento já adquirido de determinadas estruturas.porConhecimento linguísticosintaxeestádios de desenvolvimento linguísticoLinguistic knowledgesyntaxchildren’s linguistic knowledge stageInferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuaisjournal article