Diogo, PaulaFerreira, Ricardo Jorge dos Santos2016-11-252016-11-252016http://hdl.handle.net/10400.26/16493Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2016, Escola Superior de Enfermagem de LisboaA experiência de hospitalização é uma situação potencialmente stressante e que deixa a criança, para além das alterações físicas, também vulnerável ao sofrimento e desequilíbrio emocional. No caso específico da criança que vive uma doença crónica, está sujeita a alterações no seu quotidiano e a várias hospitalizações que podem interferir nos processos de crescimento e desen-volvimento. O enfermeiro, como profissional de saúde que desenvolve uma re-lação de proximidade com a criança e família, tem uma intervenção vital na humanização do processo de cuidados. Desta forma, é essencial que os en-fermeiros considerem e desenvolvam estratégias específicas de gestão emoci-onal na sua intervenção em enfermagem pediátrica, das quais se destaca o brincar. Assim, fundamento a temática deste relatório, que recai no cuidar da criança com doença crónica, em função do problema identificado, que se prende com as emoções e o distress inerentes à vivência da hospitalização, e do objeto de estudo, que aborda o brincar terapêutico como ferramenta de en-fermagem, na gestão emocional da criança. Tem como finalidade, para além do desenvolvimento de competências da área de especialidade, o desenvolvi-mento de estratégias que minimizem o sofrimento emocional e distress da hospitalização para a criança e família, através da incorporação do brincar te-rapêutico na prática de cuidados de enfermagem. A metodologia adotada con-siste na reflexão sobre a prática, e na aprendizagem experiencial desenvolvida nos diferentes contextos de estágio. A aquisição de competências comuns e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem são alvo de descrição e reflexão nas atividades transversais e es-pecificas dos estágios. Verifica-se, que o brincar surge como uma das melho-res técnicas a que o enfermeiro pode recorrer, para realizar uma gestão emoci-onal eficaz junto da criança em situações de menor ou maior complexidade. As estratégias de enfermagem que adotam a brincadeira com intencionalidade te-rapêutica atuam diretamente no estado emocional da criança, proporcionando o seu bem-estar e segurança, bem como o crescimento e desenvolvimento saudável.application/pdfporEnfermagem pediátricaCriançaEmoçõesBrincar terapêuticoGestão das emoçõesStressCuidar da criança com doença crónicao brincar terapêutico como ferramenta de enfermagemmaster thesis201205904