Machado, RicardoBernardo, Rita2022-01-282022-01-282022-01-122021-12-09http://hdl.handle.net/10400.26/39086A Matemática, para além da sala de aula, está presente no nosso dia-a-dia, e apresenta caraterísticas importantes que permitem o desenvolvimento de capacidades e competências primordiais, tais como, o raciocínio (matemático) e a comunicação (matemática). Estas competências tornam-se fundamentais no ensino da Matemática, uma vez que, o raciocínio nos remete para calcular, mas também para compreender, avaliar, examinar, justificar, concluir e ainda, apresentar razões que sustentem e justifiquem o que foi dito (Canavarro, 2008), promovendo deste modo, a comunicação matemática. O presente trabalho surge da reflexão de uma futura profissional de educação, ao observar a inexistência do desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática, em sala de aula. Neste sentido, sentiu-se a necessidade de criar tarefas matemáticas capazes de estimularem estas competências, de forma dinâmica e divertida, recorrendo a alguns materiais manipuláveis estruturados e não estruturados, uma vez que estes podem tornar as aulas mais dinâmicas e compreensíveis. Este trabalho foi construído e desenvolvido durante o período da prática pedagógica supervisionada, no contexto de uma turma do 1.˚ ano de escolaridade do 1.˚ ciclo do ensino básico. Para ser possível a concretização deste projeto, desenvolveu-se uma investigação-ação, do paradigma interpretativo, tendo sido usados os seguintes instrumentos de recolha de dados: observação participante, diário de bordo (DB), recolha documental e conversas informais. Considerou-se como participantes uma turma do 1.˚ ano de escolaridade, a professora cooperante e a professora/investigadora. Relativamente aos resultados, foi notório o desenvolvimento e o melhoramento do raciocínio matemático e da comunicação matemática dos alunos face às tarefas propostas. Os momentos de partilha de raciocínios e estratégias utilizadas foram fundamentais para a compreensão dos alunos.Mathematics, in addition to the classroom, is present in our daily lives, and presents important characteristics that allow the development of essential abilities and competencies, such as reasoning (mathematics) and communication (mathematics). These abilities become fundamental in the teaching of Mathematics, since reasoning leads us to calculate, but also to understand, evaluate, examine, justify, conclude and even present reasons that support and justify what was said (Canavarro, 2008), thus promoting mathematical communication. The present work arises from the reflection of a future education professional, when observing the inexistence of the development of reasoning and mathematical communication in the classroom. In this sense, there was a need to create mathematical tasks capable of stimulating these abilities, in a dynamic and fun way, using some structured and unstructured manipulative materials, as these can make classes more dynamic and understandable. This work was built and developed during the period of supervised teaching practice, in the context of a class of the 1st year of schooling of the 1st cycle of basic education. To make this project possible, an action-research was developed, using the interpretive paradigm, using the following data collection instruments: participant observation, researcher´s diary (DB), document and informal conversations. The participants were a class from the 1st year of schooling, the cooperating teacher and the teacher/researcher. Regarding the results, the development and improvement of the students' mathematical reasoning and mathematical communication regarding the proposed tasks was notorious. The moments of sharing the reasoning and strategies used were fundamental for the students' understanding.por1.˚ ciclo do ensino básico, matemática, materiais manipuláveis, raciocínio matemático, comunicação matemática1st cycle of basic education, mathematics, manipulative materials, mathematical reasoning, mathematical communicationO Desenvolvimento do Raciocínio Matemático e da Comunicação Matemática numa Turma de 1º ano de Escolaridademaster thesis202911330