Souza, Antónia Silva de2021-07-212021-07-212021-06-23http://hdl.handle.net/10400.26/37141O presente trabalho dissertativo tem por objetivo ponderar o emprego da ludicidade na prática pedagógica da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, examinando como esta proposta colabora para o desenvolvimento do método de alfabetização e outras aprendizagens das crianças neste processo de ensino. Neste contexto, buscamos refletir a respeito das estratégias pedagógicas focadas no ensino de forma lúdica. Desse modo, utilizou-se como método inicial para essa pesquisa uma revisão bibliográfica, abordando literatura de autores que defendem e contextualizam a ludicidade dentro do ambiente escolar como uma ferramenta pedagógica eficaz, para a obtenção da aprendizagem expressiva. No transcorrer do trabalho, sentiu-se a compulsão de ir in loco para constatar na prática do procedimento para o ensino lúdico, ficando a pesquisa de campo efetivada em quatro escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, localizadas na zona urbana e zona rural do município de São Luís Gonzaga do Maranhão. Ao acarear as informações da pesquisa bibliográfica com os resultados da investigação de campo foi plausível verificar que, mesmo a ludicidade estando aprofundada na Educação Infantil, alguns educadores experimentam problemas no desenvolvimento de atividades diante do ensino lúdico, uma vez que no decorrer da formação e dos programas de formação continuada, a temática não é abordada de forma expressiva dentro do ensino, fazendo com que haja carência de enfoques sobre essa ferramenta na região.poraprendizagemlúdicocriançaprática pedagógicaO LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: O Desenvolvimento e Aprendizagem das Crianças das Escolas Públicas do Município de São Luís Gonzaga - Maranhão - Brasilmaster thesis202746054