Lucas, Pedro BernardesInácio, Mafalda Sofia Cardoso2016-11-252016-11-252014http://hdl.handle.net/10400.26/16284Mestrado, Gestão em Enfermagem, 2014, Escola Superior de Enfermagem de LisboaA segurança do cliente, considerada mundialmente um grave problema de saúde pública, constitui uma problemática complexa que requer uma análise pormenorizada dos mecanismos e situações envolvidas neste processo. Esta é uma questão importante nas organizações, sendo internacionalmente reconhecida, como uma componente chave da qualidade dos cuidados. Aplicado à prestação de cuidados, a presença de uma cultura de segurança nas Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI’s) é um conceito que tem que estar presente quando falamos na segurança do cliente. Em Portugal, existe ainda pouca investigação neste domínio, constituindo-se esta temática como uma preocupação urgente e global. Desta forma, reconhece-se a importância da criação e manutenção de uma cultura de segurança. Tendo por base estes pressupostos, a questão de partida que orienta o presente estudo é a seguinte: Qual a Cultura de Segurança das Unidades de Cuidados Continuados Integrados em Portugal? Dada a natureza da problemática, este estudo assenta num estudo quantitativo, observacional-descritivo e transversal, ao qual foi aplicado o questionário Nursing Home Survey on Patient Safety Culture (NHSPSC), desenvolvido pela Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) para avaliar a Cultura de Segurança das Unidades de Cuidados Continuados Integrados. Por conseguinte pretende-se identificar os fatores que contribuem para o desenvolvimento da CS dos clientes nas UCCI’s; Caracterizar a CS percecionada pelos profissionais de saúde nas UCCI; Identificar os pontos fortes e as áreas de melhoria da CS do cliente nas UCCI’s. De forma, a contextualizar o estudo foi realizada uma revisão sistemática da literatura, assente nos conceitos a abordar, sendo os principais: Cultura de Segurança; Segurança do utente; Cuidados Continuados Integrados. Dos resultados conclui-se que os profissionais percecionam que os clientes são bem tratados nas UCCI’s em estudo, que as organizações reconhecem o erro, desenvolvem estratégias para a sua resolução e antecipam a ocorrência do mesmo antes que este cause dano ao cliente, garantindo que aprende com a experiência. No entanto, esta aprendizagem afigura-se ineficaz, pois a notificação do erro, ainda parece perpetuar num ambiente punitivo, onde alguns profissionais sentem que o erro está associado à culpabilização. Esta constitui uma barreira importante para o avanço de uma cultura de segurança e um sério desafio para a segurança do cliente.application/pdfporSegurança do doenteCuidados de enfermagemUnidade de cuidadosCultura de segurança nas unidades de cuidados continuados integrados, na perspetiva do enfermeiro gestormaster thesis201260522