Lopes, JorgeMascarenhas, Frederico Silva de2022-10-202022-10-202022-10-112022-08-01http://hdl.handle.net/10400.26/41998O principal objetivo deste relatório de estágio é a aplicação de um Plano de Marketing à empresa Laborial S.A e que com a sua utilização resultasse um conjunto de estratégias devidamente delineadas. Como ponto de partida, foi feito um enquadramento técnico e científico na área do marketing, através de autores reconhecidos com o objetivo de sustentar o plano a ser realizado. Por outro lado, e com o propósito de obter informações fidedignas sobre a empresa, foi adotada uma metodologia qualitativa, nomeadamente entrevistas, para que também pudesse ser validado o que foi referido no enquadramento técnico científico. Com a concretização do Plano de Marketing, o mapa de enquadramento de ações a desenvolver de forma a potenciar a marca Laborial no mercado interno e externo, tornou-se uma mais-valia na criação de valor com estratégias diferenciadas de comunicação, melhoria dos processos internos e reforço da presença da empresa principalmente no mercado angolano. Muito rapidamente se percebeu que a aposta na divulgação online dos produtos inovadores e tecnológicos é condição necessárias para o desenvolvimento e flexibilidade entre cliente-Laborial, permitindo ser um meio facilitador quer na comunicação como na apresentação das suas linhas de produtos. A mudança contínua e repentina dos mercados e do comportamento dos clientes limita o Plano de Marketing concretizado, na medida em que as ações estratégias desenvolvidas a curto-prazo se tornem obsoletas ainda antes de serem postas em prática.porPlano de Marketinginovaçãodigitaldiferenciaçãocomunicaçãocriação de valorPlano de Marketing para a Laborial, S.A.master thesis203081641