Silva, José Morais daBarros, Beatriz Campos de2022-01-252022-01-252021-12-09http://hdl.handle.net/10400.26/38981Esta investigação tem como objetivo analisar o engagement de influencers portugueses na plataforma Instagram tendo por base as suas categorias de influencers e a diferenciação entre posts orgânicos e patrocinados. Desta forma, foram escolhidos diversos influencers portugueses no Instagram pertencentes às categorias identificadas de: Beauty and Fashion, Fitness, Celebrity, Healthy e Food. Para além das categorias identificadas, tendo por consideração o Instagram como uma das ferramentas de comunicação ao serviço dos marketeers, onde se percebe pela literatura a importância do seu entendimento para uma melhor gestão nos investimento em marketing, observou-se a diferença entre os posts orgânicos e posts patrocinados. Com recurso à ferramenta Fanpage Karma, procedemos à extração de dados, de modo a identificar a variação nos vários tipos de engagement dentro das categorias observadas. Os dados obtidos permitiram evidenciar que, tendo em conta as cinco categorias analisadas, a categoria Beauty and Fashion é a única cujo engagement é superior nos posts patrocinados, comparativamente aos posts orgânicos. Adicionalmente, destacam-se os meses em que as marcas devem investir nas campanhas de marketing.This research aims to analyse the engagement of Portuguese influencers on the Instagram platform based on their influencer categories and the differentiation between organic and sponsored posts. In this way, several Portuguese influencers were chosen on Instagram belonging to the identified categories of: Beauty and Fashion, Fitness, Celebrity, Healthy and Food.. In addition to the categories identified, taking into account Instagram as one of the communication tools at the service of marketers, where it is clear from the literature the importance of its understanding for better management in marketing investments, the difference between organic posts and sponsored posts was observed. Using the Fanpage Karma tool, we proceeded to data extraction in order to identify the variation in the various types of engagement within the observed categories. The data obtained allowed us to highlight that, taking into account the five categories analysed, the Beauty and Fashion category is the only one whose engagement is higher in sponsored posts, compared to organic posts. Additionally, we highlight the months in which brands should invest in marketing campaigns,porInstagramInfluencersBeauty and fashionFitnessUm estudo sobre o engagement de influencers no Instagram no contexto portuguêsmaster thesis202897982