Magri, LucioPintão, Ana2021-11-112021-11-112021-06-30http://hdl.handle.net/10400.26/37952Sabendo que o design pode desempenhar um papel extremamente relevante na solução de problemas ou no crescimento das empresas, acredita-se que ele pode ser uma ferramenta e uma estratégia de inovação social nas comunidades. Os designers tradicionalmente concentram-se em melhorar a aparência e a funcionalidade dos produtos. Recentemente, designers começaram a usar ferramentas de design para resolver problemas mais complexos e ajudar as comunidades ao fazê-lo. A presente dissertação descreve um processo de pesquisa, reflexão e discussão sobre Design Social vs Design para Inovação Social considerando uma revisão de literatura, um estágio na função de designer de produto e uma pesquisa qualitativa com designers e profissionais com experiência e expertise nesses conceitos. O relatório de estágio é uma parte importante deste documento, onde é documentada a experiência e os projetos realizados durante o período, e também comenta a metodologia utilizada nos projetos de design social. A contribuição das empresas com projetos dedicados ao design social também foi importante, contribuindo para um conhecimento mais aprofundado das metodologias utilizadas e dos resultados obtidos em projetos desta dimensão mais social. Foram recolhidas entrevistas de profissionais de 18 empresas de Portugal e de outros países. O presente trabalho de investigação testemunha a rápida disseminação da consciência sobre a inovação social que levou a ideia a ser conceptualizada de muitas formas diferentes, alargando tanto o seu campo semântico como a sua definição, que é de facto bastante ampla e aberta a uma variedade de interpretações. Assim, neste trabalho reporta-se a esta área do design e ajuda a contribuir para um quadro de estudo nesta área, explicando métodos e termos.porDesign SocialHerança culturalComunidade localDesign estratégicoInovaçãoDesign as a strategic tool for social innovationmaster thesis202736814