Reis, José LuísTeixeira, Catarina Leal2017-12-202017-12-202017-10-20http://hdl.handle.net/10400.26/19784Com a presente evolução tecnológica, os hábitos dos consumidores têm vindo a alterar-se. Com isto, surge uma necessidade de adaptação, por parte das empresas, das suas estratégias para conseguirem responder às necessidades dos seus clientes. O Social Media Marketing apresenta-se como uma ótima ferramenta para estabelecer contacto e comunicar com os clientes e, principalmente, para os conhecer. Este trabalho apresenta uma análise da influência que as redes sociais apresentam na construção de uma marca. O mesmo estudo é aplicado a um caso prático: uma loja online de material escolar e de escritório, a OfficeLink. A pesquisa efetuada é aplicada através de uma metodologia qualitativa, baseada numa entrevista onde é possível conhecer exaustivamente a marca e são investigadas, pormenorizadamente, todas as partilhas efetuadas pela mesma naquela que é a rede mais popular do mundo: o Facebook. Verificou-se que, através de uma adaptação a uma estratégia digital e social, a marca conseguiu conceber um buzz nos massmedia desde o seu lançamento, muito graças ao alcance que esta rede o permite A partir destes resultados, é possível concluir que, embora este setor seja alvo da chamada sazonalidade, as redes sociais influenciaram a forma de como a OfficeLink se apresentou ao mundo.porMarketing digitalRedes sociaisInfluência das redes sociais na construção de uma marca : estudo de caso: OfficeLinkmaster thesis201788918