Marchão, AméliaPortugal, Gabriela2015-10-302015-10-302014Marchão, A. & Portugal, G.978-972-789-424-6http://hdl.handle.net/10400.26/10109Nesta comunicação apresenta-se um estudo desenvolvido em três salas de jardim de infância e em três salas do 1.º ciclo do ensino básico que teve como objetivo desocultar as práticas pedagógicas das educadoras de infância e das professoras do 1.º ciclo, visando explorar o quadro pedagógico e de intervenção destas profissionais na gestão do currículo e nas experiências de aprendizagem a desenvolver pelas crianças. Procurou-se identificar as principais estratégias, atitudes, oportunidades e estilos do adulto que promovem a utilização do pensamento cada vez mais elaborado pelas crianças e que lhes permitem a construção do seu pensamento críticoporEducação de infância1.º Ciclo do Ensino Básico;Gestão do currículoPensamento críticoNo Jardim de Infância e na escola do 1º Ciclo do Ensino Básico: práticas pedagógicas que contribuem para construir o pensamento críticojournal article