Miguel, Carolina JácomeFaria, Cristina Adriana Toscano de2023-10-252023-10-252018http://hdl.handle.net/10400.26/47520A partir de uma visão ampla sobre interdisciplinaridade, nasceu um projeto de investigação/ação intitulada “Aprender com as Expressões", que teve como objetivo máximo intervir na turma do 1.º CEB com problemas de motivação para a aprendizagem. Através de um conjunto de estratégias com base nas expressões artísticas, mas que contemplassem uma interação de vários domínios do conhecimento, foram propostas e realizadas com as mais variadas atividades de sete meses, focadas na aprendizagem em áreas como a Língua Portuguesa, a Matemática e o Estudo do Meio. No final do projeto, foi possível verificar que estas estratégias contribuíram eficazmente para uma motivação para a aprendizagem, quer em situações de abordagem de novos conteúdos, quer na consolidação de conhecimentos adquiridos anteriormente, num ambiente em sala de aula mais dinâmico, estimulante e criativo. Como consequência, obtiveram-se resultados muito positivos tanto no que diz respeito à compreensão de conceitos como à sua aplicação a novas situações.porexpressões artísticasinterdisciplinaridademotivaçãoaprendizagemartistic expressionsinterdisciplinaritymotivationlearningAprender com as expressões projeto pedagógico no 1º CEBjournal article