Cunha, Isabel2017-12-152017-12-152015http://hdl.handle.net/10400.26/19729O presente trabalho de investigação enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal função dar a conhecer um conjunto de estratégias de ensino que possam ser colocadas em prática em turmas do 1º ciclo. O processo de escolha do tema, desenvolvido na presente tese de mestrado, não se afigurou uma tarefa simples. Esta dificuldade deveu-se ao facto de a base inicial da pesquisa incluir várias áreas de interesse. Após profunda reflexão optamos por seguir o caminho que tem por base a educação para a cidadania. Na escolha deste tema teve bastante peso a atividade profissional do investigador (professor) que, por lidar todos os dias com crianças de vários extratos sociais, verificou alguma ausência de princípios e valores relacionados com a Educação para Cidadania. Ao observar esta ausência debruçou-se sobre os vários domínios da Educação para Cidadania, previstos pela Direção-Geral de Educação e constatou que algumas vertentes não são aprofundadas com a importância que merecem ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico. A que se afigurou de maior interesse foi a Educação Financeira.porEducação de InfânciaEducação FinanceiraEducação Financeira no 1º ciclo do Ensino Básicomaster thesis201783126