Hipólito, JoséCardoso, Maria Hermínia Cantanhede Coelho2018-03-062018-03-062017http://hdl.handle.net/10400.26/21850A atuação do Coordenador Pedagógico no cotidiano escolar coloca-o numa situação de desafio perante as demandas que lhe são solicitadas. A gestão e o planejamento das ações pedagógicas; a supervisão/acompanhamento das atividades dos docentes; a orientação da formação continuada e a formação inicial do Coordenador Pedagógico são as dimensões que se pretendeu analisar. Em sua vertente investigativa utilizou-se da pesquisa qualitativa, através do estudo de caso descritivo com a pretensão de conhecer qual função do coordenador pedagógico definida institucionalmente e como se processa a sua ação de coordenação em contexto escolar. A pesquisa se desenvolveu em uma escola de Educação Infantil da Rede pública de São Luís, como 02 CPs, a gestora e 06 professoras. Os propósitos da investigação partiram das questões iniciais: Como se processa a função de gestão e planejamento do coordenador pedagógico? Como se desenvolve a sua ação de supervisão e acompanhamento da atividade dos docentes? Como se processam as suas atividades de orientação da formação continuada? Como se desenvolve a sua relação com as estruturas e outros atores no interior da organização escolar e ao nível externo? Considerando a problematização inicial e o que foi levantado na pesquisa, dois papéis se destacam na atuação do Coordenador Pedagógico: Administrador e Pedagogo. A função do Coordenador enquanto Administrador descrita nos documentos oficiais revelaram uma evolução de um “poder sobre”, autoritário e fechado para um “poder através”, o que se confirma na ação em contexto. Enquanto Pedagogo, a liderança do Coordenador que na função prescrita ainda traz traços do uso do “poder através de” na atuação em contexto se concretiza no uso do “poder com”The pedagogical coordinator’s action in the daily school life places him in a situation of challenge to the demands made to it. The management and planning of the pedagogical actions; the supervision/monitoring of teacher’s activities; the orientation of the continuing formation and the initial formation of the pedagogical coordinator are the dimensions to be analyzed. In its investigative aspect was used the qualitative research, through the descriptive case study with the intention of observing, analyzing and describing the function of the pedagogical coordinator in children’s education in a school context. The research developed in a public children’s school of São Luis, with 02 pedagogical coordinators, the manager and 06 teachers. The purposes of the investigation started from the initial questions: How to handle the planning and management function of the pedagogical coordinator? How does its supervision and monitoring of the teachers’ activity take place? How its continuing formation activities guidance are processed? How does its relationship with the structures and other actors within the school organization and at the external level develop? Considering the initial problematization and what was raised in the research, two roles stand out in the pedagogical coordinator’s performance: Administrator and educator. The role of the Coordinator as Administrator outlined in the official documents revealed an evolution from a power over, authoritarian and closed to a "power through," which is confirmed in action in context. While Pedagogue, the leadership of the Coordinator who in the prescribed function still traces the use of "power through" in acting in context is concretized in the use of "power with."porCoordenador PedagógicoAtribuiçõesAtuaçãoPedagogical CoordinatorAssignmentsPerformanceA função e ação do coordenador pedagógico na educação infantil. Análise de uma práticamaster thesis201871122