Flôres, FábioSilva, Paulo2025-02-052025-02-052025-01-23http://hdl.handle.net/10400.26/54220O presente relatório documenta a experiência prática adquirida no ensino da Educação Física junto de alunos do ensino básico e secundário do Colégio Campo de Flores. Durante o estágio, o principal foco centrou-se no aperfeiçoamento das competências pedagógicas necessárias para estimular a prática de atividade física e a adoção de hábitos de vida saudáveis entre os alunos. No decurso do estágio, acompanhei turmas de diferentes ciclos de ensino, elaborando planos de aula adaptados com o objetivo de promover o desenvolvimento motor dos estudantes. O processo de ensino-aprendizagem foi enriquecido através da aplicação de avaliações diagnósticas, formativas e sumativas, conduzidas maioritariamente pelos professores titulares, permitindo, assim, monitorizar o progresso individual dos alunos e ajustar as estratégias pedagógicas de acordo com as suas necessidades específicas. Para além da prática pedagógica, foi realizado um estudo envolvendo 88 alunos, com o intuito de analisar a relação entre a prática de atividade física, a competência motora e a perceção da imagem corporal. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos que praticavam desporto apresentaram um melhor desempenho em atividades de intensidade vigorosa e moderada, destacando-se, em particular, no desenvolvimento de habilidades de manipulação. Esta experiência permitiu aprofundar a compreensão do papel da Educação Física no desenvolvimento integral dos alunos, consolidando as competências pedagógicas adquiridas e reforçando a importância de uma prática educativa inclusiva e orientada para o bem-estar dos estudantes. Adicionalmente, o estágio consolidou o compromisso com a promoção de um ambiente escolar que valorize não apenas o desenvolvimento motor, mas também o bem-estar físico e psicológico dos alunos.porEstágioEducação físicaEscolaDesportoAssociação entre os níveis de atividade física, competência motora e imagem corporal de rapazes e raparigas do ensino secundáriomaster thesis203876954