Paramés Gil, AnaSousa, Daniela2022-06-062022-06-062022-03-282022-03-12http://hdl.handle.net/10400.26/40903O meio ambiente desperta, desde cedo, a curiosidade e interesse nos mais novos que recebem informação sobre o meio ambiente através dos cinco sentidos e questionam-se sobre o que observam. Aliando esta curiosidade natural à urgência de cada vez mais contribuirmos para um planeta mais sustentável e transmitir valores relacionados com o desenvolvimento sustentável, verifica-se a necessidade de uma maior consciencialização sobre questões ambientais e promover a Educação Ambiental para a Sustentabilidade em todas as áreas de conteúdo, em particular na área de Estudo do Meio. Este estudo teve por finalidade conhecer o entendimento de um grupo de alunos sobre o meio ambiente e a influência da ação do homem sobre ele. O trabalho desenvolveu-se numa turma do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, numa escola pública da área Metropolitana de Lisboa. Adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa e como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a observação, o diário de bordo, as entrevistas informais, a recolha documental e as tarefas de inspiração projetiva. No que diz respeito aos resultados, foi evidente a motivação e interesse dos alunos sobre o tema e relativamente aos conhecimentos desenvolvidos, verificou-se que aprofundaram os seus conhecimentos associados à noção de ecossistema e à influência da ação do homem no meio ambiente.ABSTRACT The environment arouses curiosity and interest in the youngest from an early age, who receive information about the environment through the five senses, questioning themselves about what they observe. Combining this natural curiosity with the urgency to contribute evermore to a sustainable planet and transmit values related to sustainable development, we find the need to bring awareness to environmental issues and promote Environmental Education for Sustainability in all fields of content, particularly in the area of study of the environment. This study set out to acknowledge the understanding that a group of students had about the Environment and the influence that mankind has on it. The study was developed with a class of students in the 2nd grade of a Public School located in the Lisbon Metropolitan Area. We adopted a qualitative and interpretative approach to the study, having collected data through simple observation, using a diary, having informal interviews with the students, collecting documents, and using projective inspiration tasks. Regarding to the results, it was evident the motivation and interest of the students about the subject. Concerning the knowledge developed, it was found that they deepened their knowledge associated to the ecosystem notion and to the influence of human action on the environment.porEducação Ambiental, Sustentabilidade, Estudo do Meio, 1º ciclo do Ensino BásicoEnvironmental Education, Sustainability, Study of the Environmental, 1st cycle of Basic EducationEducação Ambiental para a Sustentabilidade: uma intervenção no 1º ciclo do Ensino Básicomaster thesis203020138