Gustavo, Nuno Silva2012-09-122012-09-1220121645.9261http://hdl.handle.net/10400.26/2538No despertar do século XXI as mudanças registadas ao nível estrutural têm sustentado o desenvolvimento de uma nova realidade competitiva no turismo, levando as empresas do setor, no domínio dos diferentes negócios da actividade (Hotelaria, Restauração, Aviação, etc.), a adotar novos modelos e processos de gestão. Neste sentido, o presente artigo visa não ser um fim em si mesmo, mas um ponto de partida para um conjunto de reflexões, hipóteses e futuras linhas de investigação, materializando-se o seu objectivo na identificação de tendências genéricas para a gestão dos negócios turísticos. O modelo de análise concebido para a presente investigação sustenta-se numa matriz de abordagem de natureza estratégica. Num primeiro momento o artigo identifica e reflete de forma geral as principais premissas promotoras do novo ambiente contextual dos negócios turísticos, tendo a matriz STEEP analysis como referência. Após caracterizar o referido cenário, o artigo debruça-se sobre as mudanças fundamentais ao nível do ambiente transaccional, expondo as principais alterações e tendências registadas no domínio da procura e oferta turística. Por fim, o artigo apresenta um conjunto de reflexões e tendências para possíveis linhas de investigação, na ótica dos modelos e processos de gestão dos negócios turísticos. No sentido de sustentar as tendências sugeridas, as quais são suportadas num quadro de revisão teórica do presente estudo e relatórios elaborados por diferentes empresas, entidades e consultoras, são apresentados diferentes exemplos e casos de estudo, tendo por base, empresas de referência do trade nacional e internacional, corporizando o quadro teórico apresentado. A sistematização da investigação bibliográfica funcionou também como um suporte para enquadrar e aferir a problemática de estudo, procurando-se proceder a uma análise correlativa entre as dimensões teóricas do modelo de gestão e as dinâmicas empíricas provenientes dos vários estudos de caso.porTendênciasGestãoModelosProcessosNegócios turísticosTrendsManagementModelsProcessesTourism businessesModelos e processos de gestão em negócios turísticos. Tendências num contexto em mudançajournal article