Martins, Maria José D.Oliveira, TeresaBarros, João PauloEspírito Santo, JoséTrindade, VítorBonito, Jorge2013-05-212013-05-2120111022-6508http://hdl.handle.net/10400.26/4202Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de conteúdo de três questões abertas relativas ao modo como 427 estudantes e 103 docentes definem qualidade de ensino e como os docentes sugerem que seja melhorada no curso e na instituição. A análise de conteúdo baseia-se nos modelos teóricos disponíveis, nas actividades previstas para os docentes do ensino superior e, sobretudo, no conteúdo das respostas escritas dos participantes. Os resultados revelam que as respostas de docentes e estudantes dos três estabelecimentos não diferem substancialmente umas das outras e que a qualidade de ensino é mais associada a aspectos de natureza pedagógica, preparação para o mercado de trabalho, articulação com a comunidade e qualificação dos docentes do que com aspectos associados à investigação.porensino superiorqualidade de ensinoConcepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em PortugalConcepciones sobre la calidad de la enseñanza en los establecimientos de enseñanza superior pública en PortugalConceptions about the teaching quality in higher education in public establishments in Portugaljournal article