Reis, Vânia Alexandra dos Santos2012-10-272012-10-272012-09http://hdl.handle.net/10400.26/2597Neste trabalho de investigação apresentamos o tema: «O Envolvimento da Família na Educação De Crianças Com Necessidades Educativas Especiais», cuja pesquisa tem como objetivo contribuir para o despertar de consciências e sensibilizar para a importância desta participação ativa por parte deste agente educativo. Este estudo enquadra-se numa abordagem descritiva da problemática da relação entre a família e a escola, perspetivando-se as funções quer da família quer da escola, apelando à compreensão mútua e à co-responsabilização de pais e educadores/professores no processo educativo da criança. Este envolvimento que pretendemos despertar só terá sucesso se for encarado como um processo coletivo e partilhado. Neste sentido, tentamos percecionar e compreender o quando e como os pais e a escola estabelecem e mantêm uma relação. Ambicionamos analisar quais as conceções que educadores/professores têm sobre o envolvimento da família na educação de crianças com necessidades educativas especiais, sendo que optamos por realizar um estudo recorrendo ao inquérito por questionário como instrumento de pesquisa.porNecessidades educativas especiaisFamíliaEducaçãoParticipação dos paisO envolvimento da família na educação de crianças com necessidades educativas especiaismaster thesis