Cordeiro, João Pedro Pina2013-05-312013-05-312009http://hdl.handle.net/10400.26/4337Comunicação apresentada no XI Seminário Luso_Espanhol de Economia Empresarial, 2009, Universidade do AlgarveA presente comunicação tem como objectivo analisar e compreender a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de inserção profissional dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituida por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de inserção profissional dos quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias seguidas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluise, assim, que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuirem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de inserção profissional.porGestão estratégica de recursos humanosEstratégias empresariaisInserção profissionalQuadrosSector componentes automóvelGestão estratégica de recursos humanos: estratégias empresariais e práticas de inserção profissional dos quadros no sector de componentes para automóvelconference object