Monteiro, Maria do Amparo CarvasLeitão, Carolina Soalheiro2024-06-282024-06-282024http://hdl.handle.net/10400.26/51153O presente trabalho pretende identificar quais os contributos da Educação Artística para a Educação Pré-Escolar e para a Educação Básica, quer ao nível do desenvolvimento de competências específicas e transversais, quer na aquisição/apropriação de conceitos das linguagens musical e plástica. Para o efeito, foram delineadas duas experiências/intervenções: uma com um grupo de crianças do Ensino Pré-Escolar e outra com uma turma de 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). De acordo com os pressupostos das Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar (OCEPE, 2016), bem como a perspetiva de continuidade entre brincar e aprender articulada com o reconhecimento da criança como sujeito e agente do processo educativo, desenvolvemos a primeira intervenção, objetivando a interdisciplinaridade entre as duas expressões artísticas, observando o tempo educativo e a sua distribuição flexível (ou não) no currículo. A segunda intervenção assentou nos princípios orientadores da Expressão Musical emanados pelo Ministério da Educação que referem a prática do canto como a principal base de trabalho no 1º CEB, explicando-a como “uma atividade de síntese na qual se vivem momentos de profunda riqueza e bem-estar, sendo a voz o instrumento primeiro que as crianças vão explorando” (Ministério da Educação, 2004, p. 67). As crianças, através da canção, que é talvez de todos os materiais musicais o que reúne mais possibilidades de aumentar competências comunicacionais e da construção de uma produção plástica, além de desenvolverem o conceito de grupo, fortalecem a autoestima, o sentimento de segurança e expressam-se musical e plasticamente em atividades que lhes dão prazerporEducação ArtísticaEnsinoExpressão MusicalInterdisciplinaridadeEducação artística e interdisciplinaridade na infânciamaster thesis203600231