Neves, Patrícia Santos2022-01-282022-01-282021-12-14http://hdl.handle.net/10400.26/39083Com a necessidade de se reinventarem, as organizações passaram a olhar para a inovação como parte integrante da sua estratégia e a base para a sustentação de uma vantagem competitiva através da diferenciação (Moreira, 2010). Enquanto potencializadora de oportunidades, a inovação exerce um papel preponderante quando aliada à função do marketing, na medida em que permite às empresas serem proativas. Nos dias de hoje, o foco dos estudos sobre inovação está cada vez mais direcionado para os fatores relacionados com as pessoas e os comportamentos, ou seja, na importância do papel da cultura organizacional enquanto fator estimulador da inovação ou que pode restringir a mesma e, portanto, afetar o desempenho da empresa (Jiménez-Jiménez, Naranjo-Valencia & Sanz-Valle, 2016). Posto isto, o seguinte trabalho pretende contribuir para a compreensão desta relação entre cultura organizacional e inovação, numa vertente de aprendizagem teórica e prática, tendo como alvo de estudo uma unidade do Grupo Selina. Este consiste numa start-up centrada num modelo de negócio inovador, integrado na categoria de hospitalidade, combinando as viagens com o trabalho através de espaços de cowork. O seu conceito de hotel aliado às novas tendências levou a que este grupo hoteleiro se destacasse pelo seu formato inovador direcionado para uma estadia baseada na experiência, tendo por base uma filosofia nómada. Este estudo, de carácter qualitativo e exploratório, visa identificar as características da cultura organizacional que facilitam e impulsionam a prática de um serviço inovador do Selina Gerês, fornecendo um conhecimento específico sobre as variáveis culturais que proporcionam a criação de valor num contexto real, através da inovação.porInovação,Cultura Organizacional,Cultura Inovadora,Selina Gerês,Modelo dos Valores ContrastantesA Cultura Organizacional como Antecedente da Inovação: o Caso do Hotel Selina Gerêsmaster thesis202918483