Simões, António SantosSantos, Duarte Agostinho Suzano dos2022-06-062022-06-062020-05-142019-05-29http://hdl.handle.net/10400.26/40917Uma convergência entre a manutenção e o outsourcing, e o desenvolvimento de parcerias mais complexas entre o fornecedor de serviços e o seu cliente, conduziram ao aparecimento de contratos de manutenção global. Neste tipo de colaboração, o cliente pode chegar a transferir para o fornecedor de serviços a responsabilidade de gerir todas as atividades de manutenção da sua fábrica, permitindo assim estabelecer uma parceria que tem de resultar numa situação benéfica para ambas as partes. A finalidade deste trabalho é elaborar um manual que permita auxiliar os responsáveis pelo processo de outsourcing na fábrica do cliente. Para isso, o manual apoia na gestão dos vários domínios da manutenção, mas também a conduzir a relação entre as partes do contrato, ao mesmo tempo que se estabelece um documento que permite uniformizar a forma como o fornecedor de serviços deve proceder durante a prática das suas funções. Para definir quais os objetivos que devem ser cumpridos em cada fase do processo de outsourcing, e como devem ser atingidas as metas fixadas, este trabalho recorre a um estudo que estrutura a forma de organizar um processo de gestão num contrato de manutenção global, a requisitos e indicações das normas de manutenção, e a conteúdo da literatura especializada. Todavia, para lograr o fim mencionado, mas acima de tudo para determinar quais as etapas que devem ser cumpridas em cada fase do processo de outsourcing, e com que encadeamento, este trabalho faz uso da experiência adquirida pelo autor num contrato de manutenção global. A maioria dos trabalhos desenvolvidos na área da manutenção por outsourcing debatem sobre a relação entre o fornecedor e o cliente, e sobre a sua viabilidade na perspetiva do cliente. Assim, este trabalho distingue-se por apresentar uma ferramenta que as organizações podem utilizar na prática para gerir um contrato de manutenção global.porGestão da manutençãoManual de gestão da manutençãoOutsourcingStrategic outsourcingContrataçãoContrato de manutenção globalFornecedor de serviçosClienteParceriaRelação com o clienteManutenção industrialEstratégia de implementação da gestão da manutenção em regime de outsourcingmaster thesis203003080