Matos, Maria da Luz Neves Madruga dos Santos de Matos2025-10-312025-10-312025http://hdl.handle.net/10400.26/59478A procura da melhoria nas organizações levou à introdução de estruturas para medir e controlar o desempenho, que, nas Forças Armadas (FFAA), encontra expressão em três Inspeções-Gerais (IG), uma por cada ramo. Adicionalmente, na administração pública, os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) têm ganho relevância na desburocratização e melhoria da qualidade do serviço prestado aos cidadãos. Neste contexto, a presente investigação, tendo como objetivo perceber de que forma as medidas dos SGQ podem contribuir para a melhoria das práticas das IG, seguiu um raciocínio indutivo, ancorado numa estratégia mista e num desenho do tipo estudo de caso. As evidências obtidas – alicerçadas em análise documental, de conteúdo a 19 entrevistas semiestruturadas, e estatística a 54 inquéritos por questionário – permitiram concluir, por um lado, que não obstante as IG (da Marinha, do Exército e da Força Aérea) apresentarem um funcionamento heterogéneo, elas partilham a atribuição do papel de terceira linha referente ao modelo das três linhas do Institute of Internal Auditors, e, por outro, identificar os principais benefícios e dificuldades associados à implementação dos SGQ nas FFAA. Permitiram, ainda, incorporando princípios dos SGQ, propor um conjunto de medidas potenciadoras da implementação plena do papel de terceira linha atribuído às IG.The pursuit for improvement in organizations led to the introduction of structures dedicated to measuring and controlling performance, that finds a parallel in each Armed Forces’ branch General-Inspection (GI). Furthermore, quality management systems (QMS) have been gaining traction in public administration by eliminating bureaucracy and improving the quality of service rendered to the public. In this context, this investigation, which aimed to develop an understanding of how QMS measures can improve GI practices, followed an inductive approach and relied on both a mixed strategy and a case study research design. The evidence gathered – based on document analysis, content analysis of 19 semi structured interviews, and statistical analysis of 54 questionnaires – concluded on one hand, that even if all the GIs (Navy, Army and Air Force) present a heterogeneous operation model, they share the third line role regarding the Institute of Internal Auditors’ Three Lines Model; and, on the other hand, identified benefits and difficulties in QMS implementation within the Armed Forces. The results enabled the development of a set of measures encompassing QMS principles, that can contribute to the full implementation of the third line role of the GI.porAs inspeções-gerais das Forças Armadas e os sistemas de gestão da qualidadelearning object