Barrigas, CarlosFurão, Diogo2023-05-172023-05-172023-01-23http://hdl.handle.net/10400.26/44815Este relatório enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do curso de mestrado em Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) –Campus Universitário de Almada e tem como objetivo descrever a minha atuação enquanto estagiário, no ano letivo 2021/2022. Ao longo do documento procedo ao relato de estágio, de acordo com o Perfil de Desempenho Docente, definido pelo Decreto de Lei nº240 (2001) e com base no Perfil de Competências Gerais do Professor, nas seguintes quatro áreas de formação: Dimensão profissional, social e ética; Dimensão do desenvolvimento do ensino e aprendizagem; Dimensão da participação na escola e relação com a comunidade e, Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nesta última dimensão, enquadra-se o artigo que resulta de uma investigação realizada durante este ano de PES, em que se estudou a possível associação entre a morfologia, a competência motora (CM), a idade decimal (ID), a maturidade (Mat), a força de preensão manual (PM) e a aptidão física (ApF). Foram avaliadas 145 crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (13,1 ± 1,4), do Agrupamento de Escolas de Laranjeiras.porMorfologiaCompetência motoraMaturidadeIdade decimalForça de preensão manual e aptidão físicaAssociação entre a morfologia, competência motora, idade decimal, maturidade, força de preensão manual e aptidão física, na população infantilmaster thesis203294190