Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Santos, Sofia da Fonseca Gaspar Saraiva2017-07-132017-07-132017http://hdl.handle.net/10400.26/18630O presente Relatório Final surge no âmbito de um estágio, inserido na unidade curricular Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra, 1 ano. Decorreu no ano letivo 2015/2016 e enquadrou-se institucionalmente num Jardim-de-infância. É constituído por uma reflexão acompanhada pela investigação de uma temática, neste caso a Gestão de comportamentos em idade pré-escolar. Sabemos que a recompensa deve ir ao encontro aos interesses das crianças, mas deve servir apenas para o reconhecimento de um bom comportamento ou podem também proporcionar / fortalecer outras aprendizagens? A nossa intervenção demonstrou que este tipo de recompensas (confecionadas e não materiais) permite não só a aquisição de novas aprendizagens mas também a “comemoração” do progresso do grupo em termos comportamentais. Ao utilizarmos o incentivo de grupo promovemos não só a mudança de um comportamento como também estamos a fortalecer as relações interpessoais entre crianças (sentido grupo, partilha e o não há competição). Podemos assim concluir que as recompensas podem e devem ser pensadas não só como incentivo ao bom comportamento mas também como oportunidade de novas aprendizagens.porIncentivo GrupalRecompensaAprendizagemGestão do Comportamento(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiaismaster thesis201710269