Figueira, Sofia Gago da Silva CorrêaCoelho, Patrícia Alexandra Paixão Soares2019-12-172019-12-172019-122019-12http://hdl.handle.net/10400.26/30518O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar nos contextos de estágio – creche e jardim de infância realizados no âmbito das Unidades Curriculares Estágio em Educação de Infância I, Estágio em Educação de Infância II e Estágio em Educação de Infância III e tem como problemática a autonomia. O intuito deste relatório foi compreender de que forma o educador promove a autonomia das crianças na sua prática educativa e responder à questão de investigação “Como promover a autonomia nos contextos de creche e de jardim de infância?”. A investigação foi desenvolvida segundo a metodologia de investigação-ação, segue a abordagem qualitativa e o paradigma interpretativo. Para a recolha de informação foram utilizados vários métodos: a observação, as notas de campo, o registo fotográfico, a análise documental e o inquérito por questionário. Relato no relatório as experiências vividas nos contextos de estágio com as equipas pedagógicas e os grupos de criança. O processo de investigação e a intervenção realizada permitiram-me compreender a importância da atitude do educador de infância na promoção da autonomia. A organização do espaço e dos materiais que permitam a tomada de decisões e a participação ativa das crianças no que querem fazer e como, e uma rotina flexível que dê tempo para a criança fazer por si ações e tarefas diárias, sendo o educador um desafiador e um apoio no processo realizado pela criança.The present report was performed under the Master of Preschool Education, in the context of nursery and kindergarten, within the course units of Childhood Internship I, Childhood Internship II and Childhood Internship III, concerning the problematic of au-tonomy. The aim of this report was to comprehend in what way the kindergarten teacher can promote the child autonomy in theirs daily activities and respond to the question “how to promote autonomy in the context of nursery and kindergarten?”. The investigation was developed according to the methodology of investigation-action, which follows the qualitative approach and the interpretative paradigm. To collect the information several methods were utilizes: the observation, the field notes, the photo-graphic record, the document analysis and the inquiry. In this report is referrer the experiences lived under the internship with the pedagogical teams and the child groups. The investigation process and the interpretation realized allowed to understand the importance of the kindergarten teacher in the promotion of autonomy. The space and materials organization made possible the decision making and the child active participation in what and how they wanted to do, with a flexible routine that encourage the child to realize action and daily tasks by herself, being the kindergarten teacher a challenging and a support of the process realized by the child.porAutonomiaEducador de infânciaCrecheJardim de infânciaAutonomyChildhood educatorDaycareKindergartenO papel do educador de infância na promoção da autonomia nos contextos de creche e de jardim de infânciamaster thesis202365751