Carvalho, Washington Luis Conceição2025-03-312025-03-312025-03-17http://hdl.handle.net/10400.26/57494Esta pesquisa teve como objetivo investigar a implementação do planejamento estratégico na gestão educacional pública dos municípios de Presidente Sarney e Santa Helena, ambos situados na Baixada Maranhense, Maranhão, com foco nos desafios enfrentados pelos gestores e o impacto dessa gestão na qualidade da educação oferecida. A hipótese central foi a de que a implementação eficaz do planejamento estratégico está diretamente relacionada à melhoria da qualidade educacional, influenciando positivamente a gestão de recursos, as políticas educacionais e o desempenho dos alunos. A pesquisa envolveu entrevistas com gestores e educadores, observações nas secretarias de educação e análise de documentos municipais, como os planos de ação e os relatórios de gestão educacional. Os resultados mostraram que, embora existam planos estratégicos formais em ambos os municípios, a aplicação prática desses planos é limitada por vários desafios, como a falta de capacitação dos gestores, a resistência à mudança, a escassez de recursos financeiros e uma infraestrutura escolar precária. A pesquisa também destacou que fatores socioeconômicos, como as condições de vulnerabilidade das comunidades locais, impactam diretamente a eficácia do planejamento estratégico na melhoria do ensino. Os gestores educacionais enfrentam dificuldades em alinhar as metas estratégicas com as necessidades reais das escolas, o que compromete os resultados acadêmicos. Por fim, a pesquisa propôs recomendações para aprimorar a implementação do planejamento estratégico, como a capacitação contínua dos gestores e professores, investimentos na infraestrutura escolar e a adoção de um sistema de monitoramento e avaliação mais eficaz.porgestão escolareducaçãoplaneamentoPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO EDUCACIONAL PÚBLICAUm Estudo nos Municípios de Presidente Sarney e Santa -Helena, Maranhão - Brasilmaster thesis203929691