Ribeiro, Joana Maria de Magalhães2012-10-152012-10-152012-09http://hdl.handle.net/10400.26/2575O presente estudo pretende analisar como se processa a colaboração entre família de crianças com necessidades educativas especiais e a escola, bem como os sentidos que atribuem a essa colaboração. A investigação parte da identificação dos conceitos centrais que emergem da colaboração sustentada em referenciais teóricos de investigadores e pedagogos que se têm debruçado nas temáticas do envolvimento parental em geral e do envolvimento parental na especificidade das situações de pais com crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Neste sentido adotou-se como objetivos tentar percecionar e compreender o quando e o como colaboram a família e a escola bem como as motivações que as levam a estabelecer e a manter uma relação entre os pais de crianças com NEE e os professores/educadores. Para cumprir os objetivos procedeu-se a um estudo de natureza quantitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados dois questionários diferentes: um para os pais de crianças com necessidades educativas especiais e outro para professores do 1º ciclo e educadores de infância. A partir do tratamento dos dados, verificou-se que a colaboração existe, embora de formas muito variadas e que a opinião de pais e professores sobre as modalidades de colaboração varia. Em conclusão e de modo geral podemos referir que a problemática da colaboração entre família e a escola, tendo em conta a criança com NEE, necessita da formação/educação de pais e professores, de forma a inferir mudança de atitudes e práticas; impondo-se, nesta perspetiva, a regularização da comunicação entre pais e professores, tornando-se as relações entre ambos, um "hábito" desenvolvido a vários níveis.porNecessidades educativas especiaisFamíliaRelação escola-famíliaA colaboração entre a família de crianças com necessidades educativas especiais e a escola: perceções de pais e de educadores de infância/professores do 1º ciclomaster thesis